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Competências Organizacionais

Publicado: Quarta, 29 de Abril de 2015, 15h23

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional – Seplan, ligada diretamente ao Reitor da Unifesspa, tem suas competências definidas em regulamento interno. Quando falamos em Competências Organizacionais, de forma bem objetiva e direta, estamos inferindo um conjunto de conhecimentos e habilidades ligadas a uma organização. Dessa forma, representam tanto a base e os conhecimentos implícitos quanto o conjunto de habilidades necessárias para a realização de ações produtivas. Em sentido bem estrito, as competências compreendem a soma dos conhecimentos presentes nas habilidades individuais e nas unidades organizacionais.

Uma das competências organizacionais que a Seplan  procura desenvolver e aperfeiçoar é a capacidade de medir o desempenho organizacional da Unifesspa através da avaliação dos resultados e dos processos desenvolvidos, por meio da utilização de indicadores com objetivos previamente determinados. Dessa forma, é necessário também compreender que os indicadores devem interatuar para que se estabeleçam em instrumentos eficazes de gestão.

 A Seplan trabalha de forma integrada com os outros setores da Unifesspa de forma a obter dados e informações capazes de demonstrar o desempenho desta IFES – Instituição Federal de Ensino Superior e, por conseguinte, auxiliam na tomada de decisão e resolução de problemas. Neste cenário é desenvolvido as competências organizacionais da Seplan.

Deste modo, a Seplan  responsável pela proposição da Política de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unifesspa, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional, procura desenvolver competências individuais e organizacionais nas seguintes dimensões (clique nas guias a seguir para conhecer as dimensões):

QUANTO AO SECRETÁRIO (A) DA SEPLAN

                        Saber conduzir, de forma articulada com a Administração Superior da Unifesspa e com sua equipe, os processos de planejamento e desenvolvimento; de gestão orçamentária; e de informações institucionais, visando a consolidação e o desenvolvimento da Unifesspa.

QUANTO A DIVISÃO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – DIPLAN

Saber conduzir, de forma articulada com o(a) Secretário(a) de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unifesspa e com sua equipe, os processos de Planejamento e desenvolvimento institucional em consonância com o PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional, visando a consolidação da Unifesspa a partir do desenvolvimento das seguintes competências e atribuições:

a) Definir a metodologia orientadora e coordenar a elaboração, implementação, acompanhamento e correção do Planejamento de Desenvolvimento Institucional (PDI) e dos Plano de Desenvolvimento das Unidades (PDU) e demais Planos de Gestão Institucional de acordo com a legislação federal vigente e as diretrizes estabelecidas por órgãos superiores;

b) Acompanhar e avaliar, de forma sistemática, o desempenho da Unifesspa na obtenção dos objetivos consubstanciados em seus planos, programas e projetos; analisando resultados e impactos; identificando possíveis vulnerabilidades; e realizando os ajustes decididos pelos fóruns de decisão competentes da Universidade;

c) Orientar e apoiar as unidades acadêmicas, administrativas e regionais na concepção e desenvolvimento dos respectivos planos de gestão, em consonância com o planejamento institucional;

d) Propor e colaborar com as propostas de política ambiental da Instituição, de forma articulada com as demais unidades;

e) Coordenar estudos de aperfeiçoamento da estrutura organizacional da Unifesspa, para alcançar os objetivos do planejamento estratégico;

f) Analisar, elaborar, atualizar e propor melhorias em normas e procedimentos internos modernizando e racionalizando processos e sistemas estruturadores.

g) Formular indicadores que orientem o processo de planejamento de longo prazo, para controle e avaliação institucional, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo governo federal;

h) Orientar as diversas unidades na elaboração de seus Planos de Gestão, a partir das diretrizes estabelecidas por órgãos superiores e em conformidade com o planejamento institucional;

i) Acompanhar a legislação e os atos deliberados pelos órgãos colegiados superiores e Gabinete da Reitoria relacionados à área de atuação, analisando a repercussão na Unifesspa;

j) Manter atualizado o arquivo de instruções e normas acerca de planos e projetos, assim como os próprios planos e projetos, para assegurar a recuperação da informação, sempre que necessário;

k) Prospectar e desenvolver projetos inovadores de gestão universitária;

l) Sugerir o desenvolvimento de ações e atividades que possam contribuir para a melhoria dos processos, procedimentos e trâmites administrativos da universidade, em articulação com a equipe das demais áreas envolvidas;

m) Elaborar projetos, programas e planos destinados a atender às situações diagnosticadas;

n) Propor no âmbito da Unifesspa as melhores práticas de gestão e governança, visando eliminar gargalos críticos dos processos e fluxos administrativo.

o) Fomentar ferramentas gerenciais voltadas à excelência da prestação de serviços almejando a satisfação dos clientes da Instituição.

p) Identificar a cultura organizacional da Instituição.

q) Fortalecer a integração das funções de Planejamento, Orçamento e monitoramento das informações institucionais.

r) Emitir parecer técnico sobre temas correlato com a área de atuação da Divisão;

 

Os servidores lotados nesta Divisão, além de todas as atribuições acima descritas, devem desempenhar outras atribuições designadas pela chefia da Divisão, pelo Secretário (a) da Seplan ou pelo Reitor.

 

QUANTO A DIVISÃO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA – DIORC

Saber conduzir, de forma articulada com o(a) Secretário(a) de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unifesspa e com sua equipe, os processos de Planejamento e Gestão Orçamentária, em consonância com o PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, visando a consolidação da Unifesspa a partir do desenvolvimento das seguintes competências:

a) Definir a metodologia orientadora para elaboração, implementação, acompanhamento e correção da proposta orçamentária, de acordo com legislação federal vigente;

b) Coordenar o processo de elaboração e consolidação da Proposta Orçamentária Anual, em cumprimento aos objetivos e metas do governo federal, consubstanciadas no planejamento estratégico da Universidade e no PPA e em conjunto com as várias unidades e atores da Universidade;

c) Acompanhar e avaliar de forma sistemática o desempenho da Unifesspa na obtenção dos objetivos consubstanciados em seus planos orçamentários, projetos e convênios interinstitucionais, por meio de interação com as unidades organizacionais da Unifesspa e interlocução com os setores competentes do Governo Federal;

d) Acompanhar e controlar a movimentação orçamentária oriunda do Ministério da Educação e de outras fontes de recursos, inclusive a arrecadação de receitas próprias;

e) Colaborar no processo de elaboração do planejamento institucional - PDI e Planos de Gestão, bem como analisar as repercussões financeiras decorrentes dos planos das unidades acadêmico-administrativas;

f) Analisar, elaborar, atualizar e propor melhorias em normas e procedimentos internos pertinentes à área de atuação;

g) Orientar (normativamente e metodologicamente) as diversas unidades na elaboração de seus orçamentos anuais, efetuando a consolidação crítica desses orçamentos no orçamento da Unifesspa;

h) Analisar a situação orçamentária e encaminhar solicitações para abertura de créditos adicionais aprovadas pelos órgãos superiores da universidade;

i) Realizar estudos visando à suplementação de créditos que se fizerem necessários no decorrer da execução orçamentária, de acordo com as diretrizes do PPA;

j) Apresentar aos órgãos superiores da Unifesspa as propostas de alteração (suplementações, remanejamentos e alterações do quadro de detalhamento de despesas);

k) Elaborar planos de trabalho específicos para captação de recursos no MEC através de descentralização de orçamento;

l) Realizar procedimentos técnicos necessários para execução do orçamento proveniente da captação para a Unifesspa, tais como: Emendas Parlamentares, doações, renúncia fiscal, e quaisquer outras fontes de financiamento legais disponíveis, excetuando-se empréstimos;

m) Acompanhar a liberação de recursos de convênios firmados com órgãos federais, repassados via destaque através do Siafi;

n) Monitorar o registro das metas físicas das ações da Unifesspa cadastradas no Simec por meio de seus coordenadores;

o) Contribuir com informações necessárias para sistematização de bancos de dados do MEC e de outras instituições para subsidiar a participação da Unifesspa em matriz de distribuição orçamentária do Governo Federal;

p) Acompanhar a execução das principais despesas;

q) Elaborar demonstrativos estatísticos sobre a evolução da receita e da despesa, analisando-lhes os resultados;

r) Produzir relatórios orçamentários e outros instrumentos de suporte gerencial para os órgãos de controle da universidade;

s) Acompanhar o cumprimento das disposições estabelecidas na legislação financeira e orçamentária, e, em particular, na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, analisando a repercussão na Unifesspa;

t) Manter tal legislação organizada e arquivada, preferencialmente em meio eletrônico;

u) Emitir parecer técnico sobre temas correlato com a área de atuação da Divisão;

Os servidores lotados nesta Divisão, além de todas as atribuições acima descritas, devem desempenhar outras atribuições designadas pela chefia da Divisão, pelo Secretário (a) da SEPLAN ou pelo Reitor.

 

QUANTO A DIVISÃO DE INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS – DINFI

Saber conduzir, de forma articulada com o(a) Secretário(a) de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unifesspa e com sua equipe, os processos de consolidação e sistematização das informações institucionais,  visando a consolidação da Unifesspa a partir do desenvolvimento das seguintes competências e atribuições:

a) Coordenar a coleta e a sistematização de dados sobre o desempenho e a estrutura institucional, assim como produzir estudos, pesquisas, agregados macroeconômicos e informações socioeconômicas necessárias à tomada de decisões da Administração, para subsidiar a gestão e as estratégias de desenvolvimento da universidade;

b) Implementar ações visando ao constante aprimoramento do processo de captação e de atualização de dados institucionais;

c) Prover informações e estatísticas para os processos de planejamento, orçamento e avaliação institucional;

d) Supervisionar o levantamento de dados, efetuando a revisão e o controle do trabalho para assegurar a sua validade;

e) Zelar pela eficaz interlocução da universidade com as instâncias do Ministério da Educação, no âmbito de sua competência;

f) Gerar indicadores quantitativos e qualitativos reveladores da qualidade do desempenho e da estrutura institucional;

g) Coordenar o sistema de informações da Unifesspa, por meio da formação do banco de dados institucionais, necessários à tomada de decisão da administração e à prestação de contas da Universidade à comunidade interna e externa;

h) Realizar pesquisas sobre o desempenho da Unifesspa;

i) Coordenar o processo de Elaboração do Relatório Anual de Atividades das Unidades Administrativas e Acadêmicas da Unifesspa, com vistas a subsidiar a elaboração do Relatório de Gestão Institucional;

j) Elaborar e divulgar relatórios anuais de desempenho institucional, notadamente o Relatório Anual de Gestão, o Anuário Estatístico, dentre outras informações institucionais;

k) Alimentar sistemas e plataformas de dados e informações da universidade em instâncias do Governo Federal;

l) Emitir parecer técnico sobre temas correlato com a área de atuação da Divisão;

m) Coordenar a coleta de dados necessários para o preenchimento anual do Questionário Eletrônico do Censo da Educação Superior;

Os servidores lotados nesta Divisão, além de todas as atribuições acima descritas, devem desempenhar outras atribuições designadas pela chefia da Divisão, pelo Secretário (a) da Seplan ou pelo Reitor.

QUANTO A DIVISÃO DE GESTÃO DE RISCOS E INTEGRIDADE – DIGRI

A DIGRI foi incorporada à arquitetura organizacional da Seplan através da RESOLUÇÃO Nº 104, DE 17 DE AGOSTO DE 2021, do egrégio Conselho Universitário da Unifesspa. A Divisão tem a função de direcionar as ações da área de Integridade e Gestão de Riscos da Universidade Federal do Sul Sudeste do Pará. Além disso, coordena as Instâncias de integridade da Instituição e serve como Unidade de Integridade responsável pela interlocução junto a órgãos de controle.

Conheça mais em:

https://integridade.unifesspa.edu.br/

https://integridade.unifesspa.edu.br/pol%C3%ADtica-de-gest%C3%A3o-de-riscos.html

      Conheça mais sobre as competências organizacionais da Seplan no arquivo em anexo, competências estas homologadas pelo Magnífico Reitor da Unifesspa.

Competências Organizacionais da Seplan: PDF     

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