Competências Organizacionais
A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional – Seplan, ligada diretamente ao Reitor da Unifesspa, tem suas competências definidas em regulamento interno. Quando falamos em Competências Organizacionais, de forma bem objetiva e direta, estamos inferindo um conjunto de conhecimentos e habilidades ligadas a uma organização. Dessa forma, representam tanto a base e os conhecimentos implícitos quanto o conjunto de habilidades necessárias para a realização de ações produtivas. Em sentido bem estrito, as competências compreendem a soma dos conhecimentos presentes nas habilidades individuais e nas unidades organizacionais.
Uma das competências organizacionais que a Seplan procura desenvolver e aperfeiçoar é a capacidade de medir o desempenho organizacional da Unifesspa através da avaliação dos resultados e dos processos desenvolvidos, por meio da utilização de indicadores com objetivos previamente determinados. Dessa forma, é necessário também compreender que os indicadores devem interatuar para que se estabeleçam em instrumentos eficazes de gestão.
A Seplan trabalha de forma integrada com os outros setores da Unifesspa de forma a obter dados e informações capazes de demonstrar o desempenho desta IFES – Instituição Federal de Ensino Superior e, por conseguinte, auxiliam na tomada de decisão e resolução de problemas. Neste cenário é desenvolvido as competências organizacionais da Seplan.
Deste modo, a Seplan responsável pela proposição da Política de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unifesspa, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional, procura desenvolver competências individuais e organizacionais nas seguintes dimensões (clique nas guias a seguir para conhecer as dimensões):
QUANTO AO SECRETÁRIO(A) DA SEPLAN
São competências centrais da Seplan conduzir, de forma articulada com a administração superior da Unifesspa e com sua equipe, os processos de planejamento e desenvolvimento institucional; de gestão orçamentária; de gestão de informações institucionais e gestão de riscos e integridade.
QUANTO A DIVISÃO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (DIPLAN)
Saber conduzir, de forma articulada com o(a) Secretário(a) de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unifesspa e com sua equipe, os processos de planejamento e desenvolvimento institucional em consonância com o PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional, visando à consolidação da Unifesspa a partir do desenvolvimento das seguintes competências e atribuições:
a) Definir a metodologia orientadora ouvindo a Alta Administração e coordenar, em articulação com as demais áreas e partes interessadas a elaboração, implementação, acompanhamento e revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), de acordo com a legislação federal vigente e com as diretrizes estabelecidas por órgãos superiores;
b) Orientar e apoiar as unidades acadêmicas e administrativas da Unifesspa na elaboração e acompanhamento da execução dos respectivos planos táticos – Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) e demais planos de gestão, em consonância com a legislação federal vigente e com as diretrizes estabelecidas por órgãos superiores e em estreito alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Institucional;
c) Acompanhar e avaliar, de forma sistemática, o desempenho da Unifesspa na obtenção dos objetivos consubstanciados em seus planos, programas e projetos; analisando resultados e impactos; identificando possíveis vulnerabilidades; e realizando os ajustes decididos pelos fóruns de decisão competentes da Universidade;
d) Formular indicadores que orientem o processo de planejamento de longo prazo, para gestão e avaliação do desempenho institucional, em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Instituição e em aderência às normas vigentes;
e) Colaborar na concepção de propostas de política ambiental da Instituição, articuladamente com a demais unidades, de modo a oportunizar sua coerência e integração com o PDI;
f) Colaborar em estudos de aperfeiçoamento da estrutura organizacional da Unifesspa, em articulação com as áreas envolvidas, para alcançar os objetivos do planejamento estratégico;
g) Analisar, elaborar, atualizar e propor melhorias em normas, rotinas e procedimentos internos, no âmbito da Diplan, visando eliminar gargalos críticos de processos e fluxos administrativos;
h) Sugerir o desenvolvimento de ações e atividades que possam contribuir para a melhoria dos processos, procedimentos e trâmites administrativos da universidade, em articulação com a equipe das demais áreas envolvidas;
i) Analisar a repercussão na Unifesspa de mudanças na legislação e nos atos deliberados pelos órgãos colegiados superiores e Gabinete da Reitoria relacionados à área de atuação;
j) Elaborar projetos, programas e planos destinados a atender às situações diagnosticadas;
k) Prospectar e desenvolver projetos inovadores no âmbito da Diplan;
l) Fomentar ferramentas gerenciais voltadas à excelência da prestação dos serviços fornecidos pela Diplan; almejando a satisfação dos usuários;
m) Pesquisar, desenvolver aperfeiçoar e implantar boas práticas (técnicas, métodos, modelos, processos e sistemas de informações) aplicáveis ao planejamento;
n) Analisar as demandas de alteração/atualização do PDI;
o) Elaborar a proposta de atualização do PDI, que considerará os resultados obtidos no ciclo anterior, em particular a evolução dos indicadores estratégicos e sua relação com as metas previamente definidas, para apreciação dos fóruns de decisão competentes da Universidade;
p) Atender aos usuários do sistema de planejamento/monitoramento institucional;
q) Emitir parecer técnico sobre temas correlatos com a área de atuação da Divisão;
r) Exercer outras atividades correlatas com suas atribuições, por delegação ou atribuição do Secretário da Seplan ou do Reitor.
Coordenadoria de Monitoramento e Avaliação (CMA)
a) Contribuir na elaboração do Relatório de Gestão no que compete ao planejamento e monitoramento institucional;
b) Contribuir na elaboração Relatório de Atividades da Seplan e no Relatório de Monitoramento;
c) Mapear e melhorar os processos da Diplan;
d) Produzir material informativo (cartazes, banners, folheto e etc.) para mídias diversas;
e) Registrar, sistematizar e analisar as demandas de alteração/atualização do PDI emanadas das unidades administrativas e acadêmicas;
f) Garantir a publicação dos planos e de seus resultados, observando os prazos estabelecidos em norma;
g) Orientar o processo de monitoramento, convalidando os resultados do PDI apurados trimestralmente;
h) Oferecer suporte e prestar esclarecimentos às unidades com relação ao monitoramento do planejamento institucional;
i) Propor ações corretivas e a revisão ao Plano de Desenvolvimento Institucional, com base nas informações geradas pelo monitoramento;
j) Sistematizar e analisar as demandas de alteração/atualização do PDI;
k) Atualizar as mídias digitais (Site da Diplan, Instagram);
l) Acompanhar a execução do PDU, no que compete à Diplan;
m) Manter atualizado o arquivo de correspondências, instruções, normas, planos e projetos, para assegurar a recuperação da informação, sempre que necessário;
n) Atender aos usuários do sistema de planejamento/monitoramento institucional;
o) Exercer outras atividades correlatas com suas atribuições, por delegação ou atribuição da chefia da Divisão, do Secretário da Seplan ou do Reitor.
Departamento de Intrumentalização e Estatística (DIE)
a) Analisar a consistência dos dados coletados no monitoramento, informados pelas unidades gestoras dos indicadores e metas do PDI a cada trimestre;
b) Acompanhar a evolução do monitoramento dos indicadores e metas do PDI, em articulação com as unidades administrativas;
c) Criar e manter atualizados os dashboards com resultados dos indicadores e metas do PDI;
d) Contribuir na elaboração do Relatório de Gestão, no que compete ao planejamento e monitoramento institucional;
e) Contribuir na elaboração Relatório de Atividades da Seplan e no Relatório de Monitoramento;
f) Acompanhar diariamente as alterações na legislação e os atos deliberados pelos órgãos colegiados superiores e Gabinete da Reitoria relacionados à área de atuação;
g) Atender aos usuários do sistema de planejamento/monitoramento institucional;
h) Exercer outras atividades correlatas com suas atribuições, por delegação ou atribuição da chefia da Divisão, do Secretário da Seplan ou do Reitor.
Gerência de Apoio à Gestão ( GAC)
a) Extrair os dados produzidos do monitoramento nas fichas dos 79 indicadores estratégicos para alimentação de planilha que contém a base de dados em série histórica;
b) Sistematizar os dados coletados do monitoramento;
c) Apoiar e fornecer informações técnicas necessárias à correção de dados inconsistentes informados nas fichas de monitoramento;
d) Organizar processos e arquivos relacionados ao planejamento;
e) Atender aos usuários do sistema de planejamento/monitoramento institucional;
f) Exercer outras atividades correlatas com suas atribuições, por delegação ou atribuição da chefia da Divisão, do Secretário da Seplan ou do Reitor.
QUANTO A DIVISÃO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA (DIORC)
Saber conduzir, de forma articulada com o(a) Secretário(a) de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unifesspa e com sua equipe, os processos de Planejamento e Gestão Orçamentária, em consonância com o PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, visando a consolidação da Unifesspa a partir do desenvolvimento das seguintes competências:
a) Definir a metodologia orientadora para elaboração, implementação, acompanhamento e correção da proposta orçamentária, de acordo com legislação federal vigente;
b) Coordenar o processo de elaboração e consolidação da Proposta Orçamentária Anual, em cumprimento aos objetivos e metas do governo federal, consubstanciadas no planejamento estratégico da Universidade e no PPA e em conjunto com as várias unidades e atores da Universidade;
c) Acompanhar e avaliar de forma sistemática o desempenho da Unifesspa na obtenção dos objetivos consubstanciados em seus planos orçamentários, projetos e convênios interinstitucionais, por meio de interação com as unidades organizacionais da Unifesspa e interlocução com os setores competentes do Governo Federal;
d) Acompanhar e controlar a movimentação orçamentária oriunda do Ministério da Educação e de outras fontes de recursos, inclusive a arrecadação de receitas próprias;
e) Colaborar no processo de elaboração do planejamento institucional - PDI e Planos de Gestão, bem como analisar as repercussões financeiras decorrentes dos planos das unidades acadêmico-administrativas;
f) Analisar, elaborar, atualizar e propor melhorias em normas e procedimentos internos pertinentes à área de atuação;
g) Orientar (normativamente e metodologicamente) as diversas unidades na elaboração de seus orçamentos anuais, efetuando a consolidação crítica desses orçamentos no orçamento da Unifesspa;
h) Analisar a situação orçamentária e encaminhar solicitações para abertura de créditos adicionais aprovadas pelos órgãos superiores da universidade;
i) Realizar estudos visando à suplementação de créditos que se fizerem necessários no decorrer da execução orçamentária, de acordo com as diretrizes do PPA;
j) Apresentar aos órgãos superiores da Unifesspa as propostas de alteração (suplementações, remanejamentos e alterações do quadro de detalhamento de despesas);
k) Elaborar planos de trabalho específicos para captação de recursos no MEC através de descentralização de orçamento;
l) Realizar procedimentos técnicos necessários para execução do orçamento proveniente da captação para a Unifesspa, tais como: Emendas Parlamentares, doações, renúncia fiscal, e quaisquer outras fontes de financiamento legais disponíveis, excetuando-se empréstimos;
m) Acompanhar a liberação de recursos de convênios firmados com órgãos federais, repassados via destaque através do Siafi;
n) Monitorar o registro das metas físicas das ações da Unifesspa cadastradas no Simec por meio de seus coordenadores;
o) Contribuir com informações necessárias para sistematização de bancos de dados do MEC e de outras instituições para subsidiar a participação da Unifesspa em matriz de distribuição orçamentária do Governo Federal;
p) Acompanhar a execução das principais despesas;
q) Elaborar demonstrativos estatísticos sobre a evolução da receita e da despesa, analisando-lhes os resultados;
r) Produzir relatórios orçamentários e outros instrumentos de suporte gerencial para os órgãos de controle da universidade;
s) Acompanhar o cumprimento das disposições estabelecidas na legislação financeira e orçamentária, e, em particular, na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, analisando a repercussão na Unifesspa;
t) Manter tal legislação organizada e arquivada, preferencialmente em meio eletrônico;
u) Emitir parecer técnico sobre temas correlato com a área de atuação da Divisão;
Os servidores lotados nesta Divisão, além de todas as atribuições acima descritas, devem desempenhar outras atribuições designadas pela chefia da Divisão, pelo Secretário (a) da SEPLAN ou pelo Reitor.
QUANTO A DIVISÃO DE INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS (DINFI)
A Divisão de Informações Institucional é a subunidade da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unifesspa responsável pelos processos de coleta, consolidação e sistematização de informações institucionais, no âmbito de suas atribuições, a partir das seguintes competências e atribuições:
a) Implementar ações visando ao constante aprimoramento do processo de captação e de atualização de dados institucionais no âmbito de sua competência;
b) Zelar pela eficácia da interlocução da Unifesspa com as instâncias do Ministério da Educação e com os órgãos de controle no âmbito de sua competência;
c) Assegurar a confiabilidade dos dados coletados pela Divisão de Informações Institucional;
d) Coletar dados para: sistematização, elaboração, e divulgação do Relatório de Gestão da Unifesspa;
e) Coletar dados para: sistematização, informação e divulgação do Censo da Educação Superior;
f) Coletar dados para: sistematização, elaboração, informação, divulgação e para atualização da Carta de Serviços ao Usuário;
g) Coletar dados para: sistematização, elaboração, informação e divulgação dos Indicadores de Gestão;
h) Coletar dados para: sistematização, elaboração e divulgação do Relatório ‘Unifesspa em Números’, além de outros documentos e informações no âmbito de sua competência;
i) Emitir parecer técnico sobre temas correlatos com a área de atuação da Divisão;
j) Alimentar sistemas do Governo Federal com informações da Unifesspa no âmbito de sua competência;
k) Supervisionar, atualizar e divulgar a Prestação de Contas Anual da Unifesspa;
l) Orientar a elaboração do Relatório Anual de Atividades das Unidades Administrativas da Unifesspa;
m) Calcular a Matriz Orçamentária das Unidades Acadêmicas da Unifesspa;
n) Alimentar o Portal Dados Abertos da Unifesspa, o Portal Transparência Ativa, o Portal da Seplan, o Menu Transparência e Prestação de Contas no Portal da Unifesspa, no âmbito de sua competência;
o) Desempenhar outras atribuições designadas pelo Secretário (a) da Seplan ou pela Reitoria.
QUANTO A DIVISÃO DE GESTÃO DE RISCO E INTEGRIDADE (DIGRI)
A DIGRI foi incorporada à arquitetura organizacional da Seplan através da RESOLUÇÃO Nº 104, DE 17 DE AGOSTO DE 2021, do egrégio Conselho Universitário da Unifesspa. A Divisão tem a função de direcionar as ações da área de Integridade e Gestão de Riscos da Universidade Federal do Sul Sudeste do Pará. Além disso, coordena as Instâncias de integridade da Instituição e serve como Unidade de Integridade responsável pela interlocução junto a órgãos de controle.
I. Acompanhar e responder as comunicações e demandas recebidas pelos canais de comunicação com a Digri (e-mail institucional, Sipac e outros);
II. Administração do sistema ForRisco;
III. Administrador do Portal da Integridade/Unifesspa;
IV. Administrador do Portal do Escritório de Processos/Unifesspa;
V. Atualização da Planilha de Levantamento dos Riscos;
VI. Atualização da portaria de designação dos membros do Comitê de Governança, Riscos e Controle - CGRC;
VII. Atualização da portaria de designação dos membros do Grupo de Trabalho de Gestão de Riscos;
VIII. Atualização do Plano de Integridade;
IX. Coordenação da implementação da Gestão de Riscos na Unifesspa
X. Coordenação do Grupo de Trabalho de Gestão de Riscos;
XI. Divulgação das Campanhas de Comunicação sobre Integridade;
XII. Elaborar do Relatório Anual de Atividades (RAA), correspondente às informações que competem à Digri;
XIII. Elaboração e Atualização do Plano de Gestão de Riscos na Unifesspa;
XIV. Exposição ética viva - Integridade no dia a dia;
XV. Gerir e desenvolver equipes;
XVI. Gestão do Painel das Funções de Integridade da Unifesspa;
XVII. Gestão do Painel de análise de dados dos Indicadores de Governança e Gestão;
XVIII. Gestão do Painel de Avaliação da maturidade em integridade pública;
XIX. Gestão do Painel de medidas de mitigação dos riscos para a integridade;
XX. Gestão do Painel de Medidas do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção - PNPC;
XXI. Gestão do Painel para Elaboração do Relatório de Gestão de Riscos trimestral - por objetivo Estratégico Institucional;
XXII. Gestão do Painel SWOT;
XXIII. Gestão dos Painéis da Cadeia de Valor Integrada da Unifesspa;
XXIV. Indicadores ESG (IESGO) - TCU;
XXV. Institucionalizar e aperfeiçoar a gestão dos principais processos, rotinas e fluxos da Digri, publicando-os em mídia pertinente. Este processo tem por mérito contribuir para a transformação do conhecimento tácito dos servidores da Seplan em conhecimento explícito;
XXVI. Interlocução Administrativa das Auditorias realizadas pela CGU;
XXVII. Interlocução Junto às Unidades que Atuam nas Funções de Integridade da Instituição;
XXVIII. Monitoramento dos ofícios do sistema Conecta-TCU;
XXIX. Monitoramento dos ofícios do sistema e-Aud (CGU);
XXX. Pesquisa de Percepção acerca do Programa de Integridade;
XXXI. Promoção de Eventos, em parceria com as instâncias de integridade, abordando temas relacionados à integridade pública;
XXXII. Questionário E-Prevenção (TCU e CGU);
XXXIII. Relatório Anual de Monitoramento do Programa de Integridade;
XXXIV. Relatório de Gestão de Riscos
Conheça mais em:
Conheça mais sobre as competências organizacionais da Seplan no arquivo em anexo, competências estas homologadas pelo Magnífico Reitor da Unifesspa.
Competências Organizacionais da Seplan: PDF
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