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Competências Organizacionais

Publicado: Quarta, 29 de Abril de 2015, 15h23

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional – Seplan, ligada diretamente ao Reitor da Unifesspa, tem suas competências definidas em regulamento interno. Quando falamos em Competências Organizacionais, de forma bem objetiva e direta, estamos inferido um conjunto de conhecimentos e habilidades ligadas a uma organização. Dessa forma, representam tanto a base e os conhecimentos implícitos quanto o conjunto de habilidades necessárias para a realização de ações produtivas. Em sentido bem estrito, as competências compreendem a soma dos conhecimentos presentes nas habilidades individuais e nas unidades organizacionais.

 Uma das competências organizacionais que a Seplan  procura desenvolver e aperfeiçoar é a capacidade de medir o desempenho organizacional da Unifesspa através da avaliação dos resultados e dos processos desenvolvidos, por meio da utilização de indicadores com objetivos previamente determinados. Dessa forma, é necessário também compreender que os indicadores devem interatuar para que se estabeleçam em instrumentos eficazes de gestão.

 A Seplan trabalha de forma integrada com os outros setores da Unifesspa de forma a obter dados e informações capazes de demonstrar o desempenho desta IFES – Instituição Federal de Ensino Superior e, por conseguinte, auxiliam na tomada de decisão e resolução de problemas. Neste cenário é desenvolvido as competências organizacionais da Seplan.

Deste modo, a Seplan  responsável pela proposição da Política de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unifesspa, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional, procura desenvolver competências individuais e organizacionais nas seguintes dimensões (clique nas guias a seguir para conhecer as dimensões):

                        Saber conduzir, de forma articulada com a Administração Superior da Unifesspa e com sua equipe, os processos de planejamento e desenvolvimento; de gestão orçamentária; e de informações institucionais, visando a consolidação e o desenvolvimento da Unifesspa.

Saber conduzir, de forma articulada com o(a) Secretário(a) de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unifesspa e com sua equipe, os processos de Planejamento e desenvolvimento institucional em consonância com o PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional, visando a consolidação da Unifesspa a partir do desenvolvimento das seguintes competências e atribuições:

a) Definir a metodologia orientadora e coordenar a elaboração, implementação, acompanhamento e correção do Planejamento de Desenvolvimento Institucional (PDI) e dos Plano de Desenvolvimento das Unidades (PDU) e demais Planos de Gestão Institucional de acordo com a legislação federal vigente e as diretrizes estabelecidas por órgãos superiores;

b) Acompanhar e avaliar, de forma sistemática, o desempenho da Unifesspa na obtenção dos objetivos consubstanciados em seus planos, programas e projetos; analisando resultados e impactos; identificando possíveis vulnerabilidades; e realizando os ajustes decididos pelos fóruns de decisão competentes da Universidade;

c) Orientar e apoiar as unidades acadêmicas, administrativas e regionais na concepção e desenvolvimento dos respectivos planos de gestão, em consonância com o planejamento institucional;

d) Propor e colaborar com as propostas de política ambiental da Instituição, de forma articulada com as demais unidades;

e) Coordenar estudos de aperfeiçoamento da estrutura organizacional da Unifesspa, para alcançar os objetivos do planejamento estratégico;

f) Analisar, elaborar, atualizar e propor melhorias em normas e procedimentos internos modernizando e racionalizando processos e sistemas estruturadores.

g) Formular indicadores que orientem o processo de planejamento de longo prazo, para controle e avaliação institucional, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo governo federal;

h) Orientar as diversas unidades na elaboração de seus Planos de Gestão, a partir das diretrizes estabelecidas por órgãos superiores e em conformidade com o planejamento institucional;

i) Acompanhar a legislação e os atos deliberados pelos órgãos colegiados superiores e Gabinete da Reitoria relacionados à área de atuação, analisando a repercussão na Unifesspa;

j) Manter atualizado o arquivo de instruções e normas acerca de planos e projetos, assim como os próprios planos e projetos, para assegurar a recuperação da informação, sempre que necessário;

k) Prospectar e desenvolver projetos inovadores de gestão universitária;

l) Sugerir o desenvolvimento de ações e atividades que possam contribuir para a melhoria dos processos, procedimentos e trâmites administrativos da universidade, em articulação com a equipe das demais áreas envolvidas;

m) Elaborar projetos, programas e planos destinados a atender às situações diagnosticadas;

n) Propor no âmbito da Unifesspa as melhores práticas de gestão e governança, visando eliminar gargalos críticos dos processos e fluxos administrativo.

o) Fomentar ferramentas gerenciais voltadas à excelência da prestação de serviços almejando a satisfação dos clientes da Instituição.

p) Identificar a cultura organizacional da Instituição.

q) Fortalecer a integração das funções de Planejamento, Orçamento e monitoramento das informações institucionais.

r) Emitir parecer técnico sobre temas correlato com a área de atuação da Divisão;

 

Os servidores lotados nesta Divisão, além de todas as atribuições acima descritas, devem desempenhar outras atribuições designadas pela chefia da Divisão, pelo Secretário (a) da Seplan ou pelo Reitor.

 

Saber conduzir, de forma articulada com o(a) Secretário(a) de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unifesspa e com sua equipe, os processos de Planejamento e Gestão Orçamentária, em consonância com o PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, visando a consolidação da Unifesspa a partir do desenvolvimento das seguintes competências:

a) Definir a metodologia orientadora para elaboração, implementação, acompanhamento e correção da proposta orçamentária, de acordo com legislação federal vigente;

b) Coordenar o processo de elaboração e consolidação da Proposta Orçamentária Anual, em cumprimento aos objetivos e metas do governo federal, consubstanciadas no planejamento estratégico da Universidade e no PPA e em conjunto com as várias unidades e atores da Universidade;

c) Acompanhar e avaliar de forma sistemática o desempenho da Unifesspa na obtenção dos objetivos consubstanciados em seus planos orçamentários, projetos e convênios interinstitucionais, por meio de interação com as unidades organizacionais da Unifesspa e interlocução com os setores competentes do Governo Federal;

d) Acompanhar e controlar a movimentação orçamentária oriunda do Ministério da Educação e de outras fontes de recursos, inclusive a arrecadação de receitas próprias;

e) Colaborar no processo de elaboração do planejamento institucional - PDI e Planos de Gestão, bem como analisar as repercussões financeiras decorrentes dos planos das unidades acadêmico-administrativas;

f) Analisar, elaborar, atualizar e propor melhorias em normas e procedimentos internos pertinentes à área de atuação;

g) Orientar (normativamente e metodologicamente) as diversas unidades na elaboração de seus orçamentos anuais, efetuando a consolidação crítica desses orçamentos no orçamento da Unifesspa;

h) Analisar a situação orçamentária e encaminhar solicitações para abertura de créditos adicionais aprovadas pelos órgãos superiores da universidade;

i) Realizar estudos visando à suplementação de créditos que se fizerem necessários no decorrer da execução orçamentária, de acordo com as diretrizes do PPA;

j) Apresentar aos órgãos superiores da Unifesspa as propostas de alteração (suplementações, remanejamentos e alterações do quadro de detalhamento de despesas);

k) Elaborar planos de trabalho específicos para captação de recursos no MEC através de descentralização de orçamento;

l) Realizar procedimentos técnicos necessários para execução do orçamento proveniente da captação para a Unifesspa, tais como: Emendas Parlamentares, doações, renúncia fiscal, e quaisquer outras fontes de financiamento legais disponíveis, excetuando-se empréstimos;

m) Acompanhar a liberação de recursos de convênios firmados com órgãos federais, repassados via destaque através do Siafi;

n) Monitorar o registro das metas físicas das ações da Unifesspa cadastradas no Simec por meio de seus coordenadores;

o) Contribuir com informações necessárias para sistematização de bancos de dados do MEC e de outras instituições para subsidiar a participação da Unifesspa em matriz de distribuição orçamentária do Governo Federal;

p) Acompanhar a execução das principais despesas;

q) Elaborar demonstrativos estatísticos sobre a evolução da receita e da despesa, analisando-lhes os resultados;

r) Produzir relatórios orçamentários e outros instrumentos de suporte gerencial para os órgãos de controle da universidade;

s) Acompanhar o cumprimento das disposições estabelecidas na legislação financeira e orçamentária, e, em particular, na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, analisando a repercussão na Unifesspa;

t) Manter tal legislação organizada e arquivada, preferencialmente em meio eletrônico;

u) Emitir parecer técnico sobre temas correlato com a área de atuação da Divisão;

Os servidores lotados nesta Divisão, além de todas as atribuições acima descritas, devem desempenhar outras atribuições designadas pela chefia da Divisão, pelo Secretário (a) da SEPLAN ou pelo Reitor.

 

Saber conduzir, de forma articulada com o(a) Secretário(a) de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unifesspa e com sua equipe, os processos de consolidação e sistematização das informações institucionais,  visando a consolidação da Unifesspa a partir do desenvolvimento das seguintes competências e atribuições:

a) Coordenar a coleta e a sistematização de dados sobre o desempenho e a estrutura institucional, assim como produzir estudos, pesquisas, agregados macroeconômicos e informações socioeconômicas necessárias à tomada de decisões da Administração, para subsidiar a gestão e as estratégias de desenvolvimento da universidade;

b) Implementar ações visando ao constante aprimoramento do processo de captação e de atualização de dados institucionais;

c) Prover informações e estatísticas para os processos de planejamento, orçamento e avaliação institucional;

d) Supervisionar o levantamento de dados, efetuando a revisão e o controle do trabalho para assegurar a sua validade;

e) Zelar pela eficaz interlocução da universidade com as instâncias do Ministério da Educação, no âmbito de sua competência;

f) Gerar indicadores quantitativos e qualitativos reveladores da qualidade do desempenho e da estrutura institucional;

g) Coordenar o sistema de informações da Unifesspa, por meio da formação do banco de dados institucionais, necessários à tomada de decisão da administração e à prestação de contas da Universidade à comunidade interna e externa;

h) Realizar pesquisas sobre o desempenho da Unifesspa;

i) Coordenar o processo de Elaboração do Relatório Anual de Atividades das Unidades Administrativas e Acadêmicas da Unifesspa, com vistas a subsidiar a elaboração do Relatório de Gestão Institucional;

j) Elaborar e divulgar relatórios anuais de desempenho institucional, notadamente o Relatório Anual de Gestão, o Anuário Estatístico, dentre outras informações institucionais;

k) Alimentar sistemas e plataformas de dados e informações da universidade em instâncias do Governo Federal;

l) Emitir parecer técnico sobre temas correlato com a área de atuação da Divisão;

m) Coordenar a coleta de dados necessários para o preenchimento anual do Questionário Eletrônico do Censo da Educação Superior;

Os servidores lotados nesta Divisão, além de todas as atribuições acima descritas, devem desempenhar outras atribuições designadas pela chefia da Divisão, pelo Secretário (a) da Seplan ou pelo Reitor.

      Conheça mais sobre as competências organizacionais da Seplan no arquivo em anexo, competências estas homologadas pelo Magnífico Reitor da Unifesspa.

Competências Organizacionais da Seplan: PDF     

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